sábado, 16 de maio de 2015

3 Ovário Policístico: será?

Olá!

Então, como comentei no post anterior, estou no meio de uma bateria de exames pra saber porque após 1 ano e 4 meses não conseguimos ainda engravidar. Mas como o médico que pediu os exames mencionou a possibilidade de ovário policístico, é claro que procurei saber mais, e atentei para algumas informações que me pareceu que a suspeita tem bastante coerência.

Seguem dados que achei (fonte: Site Gineco), vou destacar os que quero falar sobre e detalhar no que me encaixo:

O que é:
A Síndrome do Ovário Policístico, também conhecida pela sigla SOP, é um distúrbio endócrino que provoca alteração dos níveis hormonais, levando à formação de cistos nos ovários que fazem com que eles aumentem de tamanho.
É uma doença caracterizada pela menstruação irregular, alta produção do hormônio masculino (testosterona) e presença de micro cistos nos ovários.
Sua causa ainda não é totalmente esclarecida. A hipótese é que ela tenha uma origem genética e estudos indicam uma possível ligação entre a doença e a resistência à ação da insulina no organismo, gerando um aumento do hormônio na corrente sanguínea que provocaria o desequilíbrio hormonal.
Segundo o Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, a Síndrome do Ovário Policístico atinge cerca de 7% das mulheres na idade reprodutiva.
Sintomas:
  • Atrasos na menstruação (desde a primeira ocorrência do fluxo);
  • Aumento de pelos no rosto, seios e abdômen;
  • Obesidade;
  • Acne.
Então, ele levantou a suspeita devido aos dois atrasos menstruais maiores que relatei no post anterior, e ao ver que tenho problemas com acne. Pra falar a verdade tive uma acne adulta nos ultimos anos (não me lembro exatamente a partir de quando) muito mais forte inclusive que a acne que tive na adolescência!
Porém, como já fiz alguns exames de ultrassom antes, teoricamente teria sido diagnosticado. Mas uma das formas de se tratar a SOP é com anticoncepcional, ou seja, eu a tratei mesmo sem saber durante algum tempo. Além disso, um fator agravante é o sobrepeso, e depois que casei engordei 12kg, o que pode ter ativado a síndrome. Por isso das espinhas só agora (e de uns pelinhos danados totalmente extras aparecendo recentemente). Pior que essa SOP danada é que ela causa a obesidade e ao mesmo tempo se agrava com ela, ou seja, ela dificulta a perda de peso e ao mesmo tempo me exige perdê-lo!
Venho lutando com o excesso de peso a anos (ao total, dos 18 aos 28 engordei 26kg, pulando dos 60 para os atuais 86). Claro que sou ciente de que não voltarei ao peso dos 18 (nem quero na verdade), mas se voltar ao peso com o que casei, 72kg, fico muito contente e acredito ser o suficiente para esta questão da SOP, mas se chegar a 65kg fico mais contente ainda.

Como tenho 1,78m, esses valores parecem bem altos, mas eu também sou! rsrs... e segundo o IMC, se eu baixar de 80 já estou com peso normal.

Por isso lanço o #projetomamãemagra, que não é só uma questão estética, mas sim de propósito maior, ser mãe!!

Vale lembrar que ainda não fui diagnosticada com a SOP, mas como emagrecer só me fará bem (além de evitar outras possíveis doenças durante a gravidez), vou tomar como o impulso que me faltava!

Até breve ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário